Variedades

Paleta de pintura
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
em Quadros dos Grandes Mestres

Muitos dos pintores mais famosos do conhecido Período Renascentista retrataram em seus quadros cenas em que aparecem pessoas com os mais variados tipos de deficiência e nos mais diversificados ambientes.

A maioria das pinturas mostra-nos com clareza meridiana a situação de verdadeira miserabilidade e marginalização em que viviam as pessoas com deficiência naqueles séculos.

Há alguns quadros, todavia, que são relacionados a pessoas renomadas e ricas. A quase totalidade retrata anões em cenas variadas ou isoladamente.

Serão citados a seguir alguns exemplos para propiciar ao leitor mais interessado ou curioso algumas indicações que o ajudem a fazer seu próprio julgamento e prosseguir em sua pesquisa pessoal, se assim o desejar.


Pessoas com deficiência física ou sensorial

Parábola dos Cegos
"Parábola dos Cegos", de Peter Bruegel

Bruegel (1530-1569)

"Parábola dos Cegos" - Este quadro de Peter Bruegel retrata-nos o modo de caminhar em grupo dos cegos, com seus agasalhos e bengalas. Ao procurar ilustrar a famosa parábola, o pintor mostra-nos vários cegos que vão caindo numa valeta.



"Combate entre o Carnaval e a Quaresma" - Quadro interessante e cheio de movimento, no qual Bruegel mostra, no meio da multidão em pleno carnaval, diversas figuras com deficiências físicas participando dos festejos, inclusive um amputado da perna direita com guizos na perna esquerda.

Cranach, o Velho (1472-1553)
"A Fonte do Rejuvenescimento" - Numa visão panorâmica e fantasiosa, Lucas Cranach ilustra a eterna busca da Fonte do Rejuvenescimento (e da saúde, evidentemente). Vale a pena reparar, no canto esquerdo inferior do quadro, alguns meios de transporte de pessoas com deficiência física no século XVI.


"A Fonte do Rejuvenescimento", de Lucas Cranach

Fra Angelico (1387-1455)

Sempre devotado a Arte Sacra, é autor de um quadro famoso que se encontra na Capela de Nicolau V (Musei Vaticani), intitulado "São Lourenço Distribui Bens aos Pobres". Nele aparecem diversas pessoas com deficiências: um amputado bilateral das pernas usando apoios para as mãos e um cego usando um longo bastão. Ambos levam consigo grandes sacolas para as esmolas angariadas, como era costumeiro.


La Tour (1593-1652)


"O Tocador de Alaúde" - O pintor retrata de um modo bastante feliz um tocador de alaúde cego.
"A Briga dos Mendigos" - Neste quadro podemos ver o mesmo tocador de alaúde numa violenta briga com outros mendigos.


Masaccio (1401-1428)

"São Pedro Cura Enfermos com sua Sombra" - O jovem pintor retrata duas pessoas com deficiência, com seus aparelhos de movimentação, ao lado esquerdo do quadro.


Poussin (1594-1665)
"Os Cegos de Jericó" - Nicholas Poussin
pintou nesta cena Jesus curando dois
cegos da cidade de Jericó.


"Os Cegos de Jericó", de Poussin

Ribera (1588-1656)
"O Pé Aleijado" - Quadro famoso, exposto no
Museu do Louvre, no qual o "Spagnoletto" Ribera
mostra com muita felicidade e muitos detalhes
um sorridente menino, com seu pé deformado, provavelmente indo para a escola.

O Pé Aleijado
"O Pé Aleijado", de Ribera

Rafaello (1483-1520)
Um dos pintores mais celebres da Renascença, Rafaello desenhou uma interessante gravura que se encontra no Museu de South Kensington (Londres). Ela nos mostra um homem paralítico na porta de um templo, aguardando ansiosamente São Pedro e São João que passam, em seus trabalhos de assistência a enfermos.




Anões retratados individualmente ou colocados em grupos

Além da inclusão fortuita de anões em cenas onde aparece grande número de pessoas, os pintores a seguir citados e diversos outros foram contratados para retratar as figuras de anões de alguma forma inseridos na nobreza, ou senhores de grande fortuna, entre os séculos XV e XVIII.

Mantegna (1431-1506)
"Retrato da Família da Marquesa de Mantua"
Mantegna
"Retrato da Família da Marquesa de Mantua", de Mantegna
Moretto da Brescia (1490-1555)
"A Ceia na Casa dos Fariseus"

Rubens (1577-1640)
"Conde Tomas Alveo e sua Mulher"
"Cilene com a Bacante"

Tiepolo (1693-1770)
"Estudo sobre Anões"

Moro (1512-1578)
"O Anão de Carlos V"
"Retrato do Bufão Pejeron"

Van Kessel (1626-1679)
"Os Anões"


Velazquez
(1599-1660)
"O Anão de Felipe IV"
"Menino de Vallecas"
"Retrato de Dom Antonio, o Inglês"
"Don Sebastian de Morra"
"Francisco Lezcano"
Francisco Lezcano
"Francisco Lezcano", de Velazquez
Don Sebastian de Morra
"Don Sebastian de Morra",
de Velazquez
Veronese (1528-1588)
"Núpcias de Cana"
Núpcias de Cana
"Núpcias de Cana", de Veronese

Ressaltemos que a maioria dos financiadores de quadros ou bustos e as autoridades mais notórias sempre tiveram o privilégio de serem retratados com a perfeição de seus traços, como são os casos de John Milton, Alexander Pope e outros mais. Na verdade, desde épocas anteriores a Jesus Cristo, havia essa tendência, mesmo nos casos de deficiência mais evidente, como demonstram os bustos ou estátuas de corpo inteiro de Galba, Vitélio, Cláudio, Demócrito e outros.

página (variedades)...para cima