Variedades

Tony Meléndez


Tony nasceu na Nicarágua, mas vive na cidade de Branson, no Estado do Missouri, Estados Unidos, com sua esposa e dois filhos adotivos.

Devido ao fato de sua mãe ter recebido do médico que a atendia no início da gravidez orientação para tomar Thalidomida, o bebê nasceu sem os dois braços.

Quando ainda pequeno, Tony via seu pai, já morando nos Estados Unidos, tocar violão e sentia vontade de poder tocar também. Mas, sem os braços... Até que num certo dia seu pai, para matar a vontade do filho, colocou o violão no chão e mandou Tony lavar os pés.

No início eram apenas sons desarticulados, como aqueles que as crianças fazem com um instrumento musical. No entanto, devido ao seu interesse contínuo, começou a desenvolver maior destreza com os dedos – que já exercitava para escrever ou desenhar – e aos poucos conseguiu encontrar o caminho das notas musicais, tentando reproduzir sons de músicas conhecidas.

Nunca deixou que sua condição física o desanimasse e, com o incentivo de sua mãe durante o dia, de seu pai e irmãos à noite, com muito esforço e com a prática, aprendeu a usar o violão com maestria.
Católicos que eram, os Meléndez iam à missa aos domingos e Tony começou a tocar algumas músicas para acompanhar cantos religiosos.
E foi depois de vários anos de muita persistência e de tentativas solitárias, que Tony começou a experimentar sua voz.

Numa dessas ocasiões em que tocava e cantava na igreja de seu bairro, já em 1987, Tony foi observado por alguém que trabalhava na organização de programas para a visita do Papa João Paulo II a Los Angeles. E foi selecionado para cantar ao Papa no encontro com jovens, acompanhado pelo seu Conjunto musical, uma tocante canção intitulada “Never Be the Same” (Nunca Ser o Mesmo).

O que aconteceu na oportunidade, naquele dia 15 de setembro de 1987, comoveu o mundo todo, pois, terminada a apresentação perfeita, vivamente aplaudida por jovens ali presentes aos milhares, o Papa não se conteve. Desceu de sua poltrona elevada, foi até Tony e beijou-o no rosto, muito comovido. E voltando para seu posto, dirigiu palavras encorajadoras a Tony. Daquele momento em diante Tony não tem descansado, pois tem viajado com sua “banda” pelos Estados Unidos e em mais de 30 países, ao redor do mundo, levando consigo sua música e seu testemunho de vida e de fé.


NOTAS:

Vídeo Tony MeléndezSe você quiser, poderá ver com seus próprios olhos o que sucedeu, por meio de um vídeo preparado pela Teleton, que o CR FASTER anexa a esta página. Clique sobre a figura ao lado para ver o clipe.
O texto acima está baseado em dados fornecidos pela FLUVIUM, por meio de seu site:

http://www.fluvium.org/textos/vidahumana/vid93.htm

voltar para a página de variedades...ir para o topo da página