Treinamento para Empregabilidade



Treinamento para Empregabilidade
(*)

Tentativas múltiplas e meritórias têm sido desenvolvidas desde Décadas atrás para assegurar o emprego de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Após a aprovação do Decreto 3298/99, que estabeleceu percentuais de vagas para essas pessoas no mundo empresarial, muitos programas de colocação foram também montados no Brasil para dar cobertura à demanda e para tornar mais aceleradas essas colocações.

Por fazer uma distinção meridiana entre a existência do direito a um emprego e, em contraposição, a existência de condições para o mesmo nos muitos candidatos - ou seja, a empregabilidade - a FASTER - Frente para Assessoria Técnica em Reabilitação vem desenvolvendo e aprimorando, desde 1992, um Sistema de Treinamento para que pessoas com deficiência, sem experiência de trabalho competitivo, pudessem adquirir as condições essenciais de empregabilidade. Atualizado e modificado diversas vezes, através dos anos, esse Sistema, in totum ou parcialmente, está sendo utilizado por diversas entidades brasileiras com índices variados de sucesso.

Considerada sua relevância cada vez maior, bem como a necessidade de divulgar mais amplamente seu conteúdo, a FASTER resolveu fazer uma última revisão em variados pontos desse Sistema. Seu objetivo era poder efetuar a inserção do mesmo neste site do Centro de Referências FASTER, dentro do tópico Empregabilidade, como um documento em PDF, intitulado "Treinamento Básico para Empregabilidade", como está efetivando agora.

Como não poderia deixar de ser, a FASTER coloca-se à disposição para as eventualidades de provimento de assistência técnica a entidades interessadas em sua implantação.

Ao mesmo tempo informa que o uso do material ora repassado, com ou sem alterações, ou mesmo com adaptações locais, fica completamente liberado.

(*) Otto Marques da Silva
Consultor em Reabilitação Profissional


voltar para a página de empregabilidade