Empregabilidade

EMPREGABILIDADE
Independentemente de sexo, raça, religião ou condições físicas e mentais, trabalhar é de vital importância para qualquer pessoa adulta. Atende a todas as necessidades pessoais e resgata a própria dignidade. Possibilita também o exercício pleno da cidadania. Sem o trabalho, as idéias que gravitam ao redor dos conceitos de inclusão social acabam sendo inócuas para qualquer indivíduo. Mas para obter trabalho adequado e contínuo, o indivíduo precisa ter condições de ser empregável.

Uma pessoa é plenamente empregável quando demonstra capacidade para funcionar com desenvoltura nos ambientes de trabalho. A competência global para a vida de trabalho corresponde exatamente à idéia conceitual de empregabilidade, que pressupõe fatores físicos, pessoais, psicológicos e sociais.
É a existência desses fatores que torna possível ao indivíduo, de um modo geral, dedicar-se a um trabalho remunerado sem dificuldades insuperáveis e com condições de progredir no mesmo ou em outro, numa linha ascensional.

Ninguém duvida da Importância da Empregabilidade nas Empresas e na vida daqueles que trabalham nessas organizações.

No entanto, quando discutimos a questão da Empregabilidade e as Pessoas com Deficiência, essa mesma importância precisa ser melhor e mais ponderadamente avaliada, face à necessidade de alterações em vários dos programas existentes.

Treinamento para Empregabilidade


voltar para a página de apresentação...ir para o topo da página